« Home | JOGO EM NELAS » | PLANTEL PARA A PRÓXIMA ÉPOCA » | Torneio em Freixo de Espada á Cinta » | Inauguração do Blog »

JOSÉ OLIVEIRA EM ANÁLISE


José Oliveira, treinador da formação do Boavista desde há quatro épocas -duas no escalão de Juvenis e duas nos Juniores - homem convicto nas suas posições, a quem cumpre preparar a última passagem dos atletas dos escalões de formação para a equipa sénior.

Foi com ele, que iniciamos uma ronda pelos treinadores (da formação) mais escondidos, mas não menos importantes

BoavistaFutsal – Como classifica o campeonato da última época. Positivo ou nem por isso?
JO – Foi positiva! Visto a instabilidade que desde Dezembro se passou no plantel, derivado aos problemas dos seniores. Só com um balneário muito forte e unido é que conseguimos ter uma época positiva, registo que só tivemos uma derrota.

BF – Venceram no Freixieiro (campeão) mas depois descarrilaram. Porquê?
- Faltou concentração e humildade em alguns jogos, nos quais os jogadores pensavam que o facto de o adversário não ter um nome sonante, não lutaria e iam para lá passear, mas na verdade contra o Boavista todos se aplicam. Nesta idade, é difícil incutir nos jogadores que todos os jogos são iguais.

BF – Qual o melhor jogo do campeonato?
- No Miramar, onde estivemos muito bem.
BF – E o pior?
- Considero que foi com o Bom Pastor.

BF – Para além do objectivo, de conquistar título, a missão dos escalões de formação é formar jogadores para a equipa sénior. Ao verificar que três dos teus jogadores são promovidos aos seniores juntando-se a outro que lá se mantém ainda com idade de júnior. O que sentes?
- Acho que são jogadores – Cristiano, Fábio, Miguel e Salgado - com grande futuro, assim o queiram e trabalhem sempre com um espírito de grupo. E tenham a paciência para esperar a sua hora, porque as oportunidades aparecerão.

BF – Na próxima época, ficas com quatro jogadores deste ano e recebes cerca de 12 entre juvenis promovidos e contratações. Que objectivos tens dentro deste panorama?
- É um plantel para duas épocas, visto estarem escalonados (cerca de dezasseis atletas) e a média de idades é de cerca de 50% de jogadores com idade de primeiro ano e igualmente 50% com idade de segundo ano. Nunca desistindo de lutar pelo título na próxima época será uma tarefa um bocado complicada, isto porque, muitos vêm de outros escalão e com métodos de trabalho diferentes ao aplicado nos juniores.
Mas sei que todos os atletas tudo irão dar para se aplicar ao máximo para se integrarem no trabalho que se tem vindo a fazer nas épocas anteriores.

BF – Sendo treinador de formação há quatro anos, como analisas comparando-o o teu trabalho com um treinador de seniores?
- Penso que embora o trabalho dos treinadores de seniores, seja mais visível, o trabalho de formação é mais difícil. Pois nós não só formamos jogadores mas também ajudamos a formar homens e tentar que o seu futuro seja o melhor possível.
Temos que fazer passar a mensagem dos estudos que são muito importantes nestas idades, a própria educação perante os pais, perante colegas, que muitas vezes não se conhecem. Por tudo isto a psicologia é muito importante para que todos eles se sintam bem.
Ajudando os pais na sua educação e quando os entregamos aos seniores, os atletas já foram limados e o jogador/homem está formado, após isso é aperfeiçoar as bases que lhes demos. Se assim não for não existe razão para os clubes terem formação.

BF – Alguma vez sentiu vontade de ser treinador de seniores?
- Há sempre um objectivo, que eu ambiciono conseguir, que é passar a ser treinador de uma equipa sénior.
BF – De primeira divisão?
- Não há treinadores de primeira nem de segunda divisão, os clubes é que são de primeira ou segunda e tudo depende das condições que nos apresentam para trabalhar.

BF – Para terminar, queres acrescentar algo?
- Sim! Desejar que todos desde os seniores às escolinhas, mantenham a união pois só assim, conseguiremos fazer um clube muito forte a nível de futsal, para que um dia mais tarde (talvez dois/três anos) o Boavista seja o clube mais forte do país.
Só assim conseguiremos levar o barco a bom porto e ver reconhecido o nosso esforço e dedicação.

Este é o chefe da equipa, que prepara a passagem dos miúdos que abanam o país na equipa de seniores.

Muito bem mister..

O trabalho desempenhado tem sido fantastico!

Parabens por tudo o que foi alcançado, porque mesmo com dificuldades conseguimos sempre resultados surpreendentes!

Mais que vencer títulos, devem orgulhar-se as pessoas dos juniores (e não só) de ver tantos (seus) atletas nos seniores! Já viram quantos existem no plantel senir nessas condições...
Salgado,Cristiano,Miguel, Fábio,Ramada, André, João se juntarmos os (já) batidos bruno e Plínio...
Isto sim!
É um título

Parabens zé...boa entrevista e sem duvida um bom trabalho. Que o futuro te traga muitos titulos, sabes bem que estou ao teu lado...SEMPRE!

este homem e maravilhoso um boavisteiro feranho k da tudo por ele.e uma pessoa de kem eu nk me vou eskecer pk me ajudou e icentivou mt kuando era mais novo.um obrigado por td e k possa dar titulos para dedidar a um grande boavisteiro.grande abraço sr julio. ass:guri

Fostes uma aposta minha, que o Amigo Morais deu seguimento ao lançar-te nos Juniores, O Tempo dirá que tive razão em falar notal Zé que era dos Leões e que não era Boavisteiro e colocavam algumas duvida.
Eu não as tenho, vamos trabalhar e o resto virá acontecer... Quero mais...

Jorge Ribeiro

Grande Mister, aliás um dos treinadores que mais me marcou pela positiva ao longo da minha formação.

Excelente treinador, mas acima de tudo um grande Homem.
Consegue unir um balneário.

Espero que este ano consiga o que não conseguimos o ano passado....ser campeão.

Um grande abraço de um atleta k nunca o irá esquecer

Miguel 11

São mensagens com esta que marcam mais que um troféu!

Post a Comment